PDF Google Drive Downloader v1.1


Báo lỗi sự cố

Nội dung text Administracao-de-Pessoal.pdf

AdministraçãodePessoal Descubra os fundamentos para uma gestão de pessoas eficiente que inclui remuneração, segurança no trabalho, treinamento e gestão de resultados.
As organizações dependemdepessoas paraproporcionar-lhes onecessário planejamentoe organização,paradirigi-las e controlá-las epara fazê-las operare funcionar. Observando que o termo Administração de Recursos Humanos é muito restritivo, pois implica apenas como recursos pessoais ao lado de recursos materiais e financeiros. a expressão Gestão de Pessoas visou substitui-lo. Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo (DUTRA, 2002).
GestãodePessoas “É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. Assim, todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento” (CHIAVENATO, 2005). Administraçãocientífica Frederick Winslow Taylor, com base em observações diretas, feitas em oficinas, desenvolveu seu sistema de Administração Cientifica, abandonando a estrutura de repartição do produto do trabalho (cada um faz o seu) em favor da coordenação de esforço para aumentar o lucro (cada um faz uma parte do produto final). Henry Fayol, também contribui para o movimento da Administração Cientifica formulando a doutrina administrativa que passou a ser conhecida como fayolismo (1° a falar sobre a qualificação das lideranças). Henry Ford (1863-1947) afirmava que além de diminuir os custos, a produção em massa e com tecnologia contribui para aumentar a produtividade. Afirmou também que o trabalho deveria ser altamente especializado, ou seja, cada operário deveria realizar uma única tarefa específica. Essa atribui aos subordinados uma capacidade técnica, que se exprime nos princípios: conhecer, organizar, comandar, coordenar e controlar. Além disso, propunha boa remuneração e jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.
Escoladas relações O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. As bases desses movimentos foram dadas pelos estudos desenvolvidos pelo psicólogo americano Elton Mayo (1819-1949). No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago. As experiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais, como a iluminação do ambiente de trabalho, influenciavam a produtividade dos trabalhadores. Mayo desenvolveu uma experiência pioneira no campo do comportamento humano no trabalho. Ele ressaltou a importância de fatores psicológicos e sociais na produção. A comunicação, motivação, liderança e tipos de supervisão passaram também a ser considerados na Administração de pessoal. Assim sendo (GIL, 2002) conceituou a Relações Humanas como, um processo de integração de indivíduos, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e encontrem satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas.
Basespara a seleçãode pessoas Seleção de recursos humanos = sistema de comparação e de escolha. O padrão ou critério para tal é, as características do cargo a ser preenchido. Assim, o ponto de partida é a obtenção de informações sobre o cargo. As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de cinco maneiras: Descrição e análise do cargo; Aplicação de técnica dos incidentes críticos; Requisito do empregado; Análise do cargo no mercado; Hipótese de trabalho. A partir destas informações, uma das técnicas mais utilizada nas pequenas, médias, e grandes empresas é a entrevista pessoal. E, hoje em dia, a seleção por competências vem ganhando espaço nas organizações, porque através dela se diminui as chances de seleções errôneas. Vantagens da seleção por competências: Mais objetiva, por ter processo sistemático; Maior facilidade na avaliação do desempenho futuro; Maior garantia de uma contratação de sucesso; Maior adequação do profissional à empresa; Turnover mais baixo; Maior produtividade. Hoje nas seleções para contratações se valorizam mais as características pessoais do indivíduo do que as técnicas. As mais procuradas são as competentes com habilidades técnicas, políticas e comportamentais que atinjam resultados, compartilhem valores, planejem, liderem, organizem, controlem e satisfaçam os requisitos na execução de seu papel na empresa. Todo o processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz. A eficiência quer dizer fazer corretamente as coisas e a eficácia em alcançar resultados e atingirem objetivos.

Tài liệu liên quan

x
Báo cáo lỗi download
Nội dung báo cáo



Chất lượng file Download bị lỗi:
Họ tên:
Email:
Bình luận
Trong quá trình tải gặp lỗi, sự cố,.. hoặc có thắc mắc gì vui lòng để lại bình luận dưới đây. Xin cảm ơn.