Nội dung text RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UFRPE.pdf
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UFRPE – ANO 2020 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Vários programas de pós-graduação da UFRPE já realizavam sua autoavaliação, a exemplo do da Zootecnia, mas, em 2019, a autoavaliação foi tratada de forma pontual e com a importância que exige em toda a UFRPE. Todos os programas com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) passaram a realizar de forma sistemática e com melhor qualidade os seus processos de autoavaliação. Com a definição da Autoavaliação Institucional da Pós-Graduação Stricto Sensu promovida pela PRPG, o PPGZ e todos os programas da UFRPE passaram a utilizar, em 2020, os instrumentos desenvolvidos (questionários para Docentes e Discentes) para realizar cada um seu processo. A aplicação do questionário e a tabulação dos dados fica a cargo da PRPG, que trabalha com membros sua equipe e membros da CPA. Em 2020, todos os programas de pós-graduação da UFRPE passaram pela autoavaliação. A metodologia, os resultados, a análise dos resultados e as medidas já implantadas em decorrência do processo de autoavaliação estão descritos a seguir.
2. O PROCESSO E A METODOLOGIA A metodologia da atual autoavaliação dos programas de pós-graduação da UFRPE foi participativa, envolvendo a contribuição de especialistas de fora da UFRPE, da PRPG e de todos os programas. A então Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em 2019, constituiu uma Comissão formada por docentes e discentes vinculados à Pós-graduação, assim como por membros da CPA da UFRPE, com a finalidade de elaborar as Normas de Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação da UFRPE, de acordo com a seguinte metodologia: Planejamento Definição do Grupo de Trabalho; Reuniões para estudo e definição do instrumento de autoavaliação; Sugestões das coordenações dos PPG no instrumento; Construção das normas para a autoavaliação dos programas de Pós-Graduação da UFRPE; Execução Envio do instrumento para as coordenações dos programas; Encaminhamento para os docentes e discentes dos Programas de Pósgraduação. O período da primeira avaliação para todos os cursos foi de 09/03 a 14/04/2020 a partir de questionários personalizados para os segmentos Discente e Docente vinculados aos PPG. Em fevereiro de 2020, os questionários, adaptados às particularidades da UFRPE, foram encaminhados para as coordenações dos PPG, para análise e proposição de sugestões. Após realizadas as adequações propostas, a PRPPG transformou os questionários em formulários eletrônicos (ANEXO) e os enviou para que as coordenações repassassem aos seus discentes e docentes (fase de execução). Em seguida, o resultado de cada PPG foi encaminhado, separadamente, para cada coordenação, com o objetivo de realizarem as análises e a divulgação de seus dados pelos programas e pela PRPPG (fase de análise e divulgação). Da mesma forma, a PRPPG realizou a análise dos dados obtidos de todos os PPG, o qual resultou em relatório publicado na página da PRPG (http://www.prpg.ufrpe.br). Trata-se de um modelo muito bem estruturado, que segue padrões semelhantes aos que são destinados às autoavaliações existentes no âmbito dos cursos de graduação e com a participação da CPA. A aplicação do questionário aconteceu durante a pandemia. As aulas do programa tiveram início no dia 16 de março de 2020 e no dia 17 de março as atividades foram paralisadas. Alguns alunos novos sequer tiveram tempo de conhecer seus orientadores de forma presencial e responderam ao questionário sem ter uma noção boa do que é o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialmente para os alunos que vieram de fora do estado ou de outros países.
Nesse período de aplicação do questionário, as aulas estavam suspensas, tendo sido retomadas em maio de 2020 de forma remota, sendo o PPGZ um dos programas da UFRPE em que mais cedo iniciou a retomada de aulas com a oferta de todas as disciplinas em que os alunos estavam matriculados naquele semestre. Em que pese a pandemia, foi feita a sensibilização e a chamada para os discentes e docentes responderem ao questionário da autoavaliação. Neste relatório de 2020, publicado na página do PPGZ (www.ppgz.ufrpe.br), os docentes e discentes tiveram que responder ao questionário vivendo o momento inicial de paralização das atividades em função da pandemia do coronavírus, que resultou na participação de cerca de 38% dos docentes (docentes permanentes) e 72% dos discentes. O PPGZ é um dos mais antigos da UFRPE e na autoavaliação realizada em 2020, considerando o conjunto de todos os programas de pós-graduação da UFRPE, na avaliação discente, o PPGZ apresentou médias superiores em todos os itens avaliados (infraestrutura, planejamento estratégico e gestão, ensino, orientação docente, pesquisa e inovação, internacionalização e inserção social e autoavaliação do discente e docente), demonstrando que em todos esses aspectos avaliados o programa tem procurado garantir qualidade acadêmica e de gestão. 3. RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO REALIZADA NO PPGZ, ANÁLISES E DESDOBRAMENTOS 3.1 – Autoavaliação realizada pelos discentes e docentes sobre a infraestrutura Os resultados dos questionários estão apresentados nas tabelas de 1 a 14. A análise e desdobramentos, a apropriação dos resultados para cada item apresentado em cada uma das tabelas estão postos a seguir de cada tabela de resultado. A tabela 1 resume a avaliação feita pelos discentes e docentes em relação à infraestrutura.