PDF Google Drive Downloader v1.1


Report a problem

Content text ORAÇÕES - EXAME PT.pdf

Orações em menos de 5 minutos | @nuno.study As orações são, na maioria das vezes, alvo de avaliação no Exame Nacional. Todavia, é dos tópicos da disciplina que suscita mais dúvidas e, neste documento, irei ajudar-te a compreender as orações em menos de 5 minutos. Irei explorar a parte teórica, aconselhando-te, obviamente, resoluções práticas, dado que é o modo mais plausível de perceberes se entendeste o conteúdo explanado. 1. Orações Coordenadas: decora o “código” CADCE Copulativa (adição) – e (O Miguel fez um desenho e a sua irmã fez um jogo de tabuleiro) Adversativa (oposição) – mas (Atrasei-me, mas cheguei a tempo da aula) Disjuntiva (disjunção) – ou, ou... (Preferes ir passear na praia ou na cidade?) Conclusiva (conclusão) – logo (Estudei muito, logo vou ter boa nota no Exame de Português) Explicativa (explicação) – pois (Vou beber água, pois está muito calor) Nota: as orações coordenadas podem ser sindéticas OU assindéticas. - Sindéticas: é coordenada através de uma conjunção ou locução (Estava cansada, mas não consegui dormir); - Assindéticas: é coordenada através de uma vírgula (Abri a porta, liguei a luz e fui surpreendida pelo meu pai).
2. Orações Subordinadas: dividem-se em subordinadas adverbiais, subordinadas substantivas e subordinadas adjetivas. a) Orações subordinadas adverbiais: decora o código CCCCCTF (5 C’s) Causal (causa) – como (Como está sol, fomos passear) Concessiva (concessão) – apesar de (Apesar de ser tímida, ela aceitou participar na peça) Condicional (condição) – se (Se estudasses, não tiravas más notas) Comparativa (comparação) – como (Ele lia tão bem como escrevia) Consecutiva (consequência) – logo (Ela esforçou-se tanto logo conseguiu superar as suas dificuldades) Temporal (tempo) – quando (Quando chegares a casa, liga-me) Final (finalidade) – para (Eles vieram a Portugal para ver a família) b) Orações subordinadas adjetivas: • Oração subordinada adjetiva relativa restritiva (restrição) – que (O livro que ele me deu era da autoria de José Saramago) • Oração subordinada adjetiva relativa explicativa (explicação, adição) – As orações, que suscitam dúvidas aos estudantes, foram explicadas neste documento. c) Orações subordinadas substantivas: • Oração subordinada substantiva completiva – que - pode ser substituída, no geral, por “isso” (Ele mostrou que tinha recebido um telemóvel – Ele mostrou isso)
• Oração subordinada substantiva relativa – introduzida por um pronome relativo: quem, o que, onde, quanto (Quem te viu disse-me isso / Onde tu moras é agradável) DICA DE OURO: Quando te aparecer uma oração e não a souberes classificar, deves substituir a conjunção/locução por uma equivalente, de modo a que percebas o significado que pretende transmitir. Desta forma, irás simplificar e conseguirás resolver! A terminar a minha licenciatura em Ciências da Comunicação, trabalho, simultaneamente, com as redes sociais onde abordo frequentemente a temática dos estudos, nomeadamente com dicas de estudo, recursos gratuitos e ferramentas para simplificar o teu estudo. Sei bem o que é ser estudante e o que é ter de ultrapassar algumas dificuldades. O meu objetivo é única e simplesmente ajudar quem me acompanha com aquilo que fui aprendendo com a experiência e com a aprendizagem do tempo. Espero que permaneças a acompanhar o meu trabalho porque acredita que estarei a torcer para que tenhas o maior sucesso do mundo! Instagram: www.instagram.com/nuno.study Tiktok: https://www.tiktok.com/@nuno.study Bom trabalho!

Related document

x
Report download errors
Report content



Download file quality is faulty:
Full name:
Email:
Comment
If you encounter an error, problem, .. or have any questions during the download process, please leave a comment below. Thank you.