PDF Google Drive Downloader v1.1


Report a problem

Content text Ebook Nova SBE Estratégia e Análise SWOT.pdf

Estratégia e análise SWOT
Índice Introdução Capítulo 1 - Definição e estratégia Capítulo 2 - Análise SWOT Bibliografia
Introdução É importante que as organizações tenham uma estratégia bem planeada, embora flexível, para que esta possa ser complementada pela exploração de oportunidades emergentes e não excessivamente planeadas. Existem várias definições e compreensões sobre o que é a estratégia, não havendo uma definição universalmente aceite. Estratégia significa coisas diferentes para pessoas diferentes e não parece haver uma única visão universal sobre o que constitui exatamente. Foi originalmente concebida pelo campo militar — e a nossa abordagem estratégica moderna está repleta de frases como 'estratégias ofensivas', 'levar a batalha aos nossos concorrentes'. Dois proponentes anteriores, Alexandre, o Grande, e o general chinês Sun Tzu, são geralmente considerados os a grega derivada das seguintes raízes: stratos = exército e ago = liderar, conduzir, guiar, direcionar. Assim, a principal tarefa do General era acredita-se mostrar o caminho, direcionar, liderar o exército. De forma semelhante aos antigos Generais gregos que estariam diretamente envolvidos na luta das batalhas juntamente com as tropas, os principais gestores da empresa devem estar presentes e envolver todos os níveis da organização, liderando pelo exemplo.
Capítulo 1 - Definição e estratégia Uma definição clássica proposta por Alfred Chandler (1962) afirma que a estratégia é "(...) a determinação dos objetivos de longo prazo de uma empresa e a adoção de cursos de ação e a alocação de recursos necessários para alcançar esses objetivos." Curiosamente, ele parece estar a referir-se à necessidade de desempenhar um papel ativo na determinação do curso da estratégia — não é uma atividade passiva, mas uma que precisa ser nutrida e cuidada. Michael Porter, no seu artigo intitulado "O que é Estratégia?", afirma que “(...) estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envol- vendo um conjunto diferente de atividades” (Porter, 1996). Ele sugere que a estratégia competitiva trata de ser diferente e requer a escolha de um conjunto diferente de atividades para oferecer uma mistura única de valor. Segundo este autor, estratégia é a capacidade de deci- dir e gerir de forma coerente uma série de trade-offs, tendo em conta que existe sempre um custo de oportunidade em tudo o que faze- mos. Como diz o velho ditado português: “não se pode ir a todas”. Ainda que Gerry Johnson e colegas (2023) definam estratégia sucin- tamente como sendo “a direção de longo prazo de uma organização”, Johnson, Scholes e Whittington (2008) fornecem uma definição mais abrangente, argumentando que a estratégia é “(...) a direção e o âmbito de uma organização de longo prazo que obtém vantagem competitiva em um ambiente em mudança através da configuração de recursos e competências com o objetivo de satisfazer as expecta- tivas dos vários tipos de stakeholders." Nesta definição, a noção de partes interessadas é introduzida como sendo uma parte fundamen- tal da entrega dos objetivos de longo prazo e aspirações de qualquer organização, mas dentro de um horizonte temporal de longo prazo.

Related document

x
Report download errors
Report content



Download file quality is faulty:
Full name:
Email:
Comment
If you encounter an error, problem, .. or have any questions during the download process, please leave a comment below. Thank you.